quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ETIQUETA EMPRESARIAL II, A VESTIMENTA COMO COMPLEMENTO DA SUA APARÊNCIA

Diplomacia, cordialidade e discrição são essenciais na Etiqueta Empresarial. Outro aspecto importante é a vestimenta ou apresentação pessoal. O cuidado com a aparência e a vestimenta é importante, já que a apresentação pessoal é o cartão de visita do profissional.

 
A forma como nos apresentamos, queiramos ou não, manifesta parte de nossa personalidade. Por isso avalie quais aspectos devem ser aprimorados. Isso será importante não só para a sua vida profissional, mas também para obter uma melhor qualidade de vida.

 
QUALIFIQUE SUA AUTOESTIMA!
Só quem está bem consigo mesmo pode se relacionar de maneira positiva com as outras pessoas.

 
Uma regra básica para uma vestimenta adequada é observar o ambiente de trabalho.

 
Por exemplo: Pessoas que trabalham no segmento de artes ou publicidade costumam vestir-se de maneira mais descontraída. Na área financeira, a tendência é que as pessoas se vistam de maneira mais sóbria.

 
É possível tentar não se destoar muito do grupo e mesmo assim manter algumas preferências pessoais em relação a sua aparência, de modo a se sentir mais confortável.

 
Lembre-se que para se vestir bem não é necessário adquirir só o que for caro. Outros itens como o cuidado na seleção das peças de vestuário, a limpeza das roupas, sapatos em boas condições, cabelos alinhados também são uma forma de compor uma aparência cuidada sem gastos acima de suas posses.

 
 
 
DICAS PARA OS HOMENS:
 

- Os sapatos devem ter a mesma cor do cinto e a mala deve acompanhar esta combinação;
 

- As meias devem ter a mesma cor da calça, uma vez que são consideradas extensão da perna. Evite meias brancas, a não ser quando usadas com calça branca;

 
- As gravatas demonstram a sua personalidade. Se você não é um expert em moda, escolha gravatas mais clássicas. Gravatas cômicas, com estampas de personagens não caem bem para ninguém;
 

- Camisas em tons claros são as mais recomendadas;
 

COMBINAÇÕES RECOMENDADAS AOS HOMENS:
 

- Terno preto + sapato preto + cinto preto + meia preta + camisa branca, azul, rosa, marfim, gelo, cinza escuro ou bege queimado + gravata com tons em combinação às camisas citadas;
 

- Terno azul marinho + sapato preto + cinto preto + meia azul marinho + camisa branca + gravata com tons de azul, preto, cinza e derivados de vermelho;
 

- Terno grafite + sapato preto + cinto preto + meia grafite + camisa branca ou gelo + gravata com tons de cinza, preto, e derivados de vermelho;
 
 
DICAS PARA AS MULHERES:

 
- Não use roupas apertadas. Prefira roupas maiores para obter um visual confortável e ao mesmo tempo elegante;
 

- Maquiagem e adornos costumam proporcionar um visual atrativo, mas tome cuidado com os excessos, principalmente o de perfume, que pode incomodar as pessoas;

 
- Escolha tecidos de qualidade. Esses tendem a ser mais resistentes e elegantes;

 
- Blazers de caimento reto, nem muito longo, nem muito curto, podem ser usados com mais roupas;
 

- Prefira roupas de cores discretas. Um visual bonito pode ser obtido com acessórios e blusas que valorizam a roupa.
 
 
 

 
"CASUAL DAY", dicas importantes!
 
Algumas empresas adotam o "casual day" num dia da semana, geralmente às sextas-feiras, para descontrair um pouco a vestimenta no ambiente de trabalho, principalmente a masculina. Considerando formal o uso de paletó e gravata, estas empresas optam por uma "liberação" de roupa no último dia útil da semana.
 

O traje chamado de casual pede calças de algodão, camisas pólo ou de algodão lisas, xadrezes ou listradas (mangas curtas no verão e compridas no inverno), sapatos de nobuck e meias de algodão. Um suéter nos ombros para as mudanças climáticas também cai bem.

 
É permitido o uso de calça jeans, se adotado por outros colegas, pois, no mundo empresarial, a melhor dica é não ser um elemento destoante. Quanto ao uso da calça jeans com camisa social, fica ótimo quando a camisa é slim para fora da calça e com a manga dobrada de forma moderna e original.

 
 

Para as mulheres, o casual day faz pouca diferença, pois sair do que é considerado correto para o uso durante a semana é um terreno arriscado de se pisar. Sendo assim, citamos abaixo algumas dicas:
 

- Vestido modelo "tubinho" em tons de bege (desde o marfim até o bege queimado) + blazer da mesma cor e tecido + saia (comprimento discreto próximo ao joelho);
 

- Vestido tubinho preto + blazer preto + saia preta;
 

- Sapato tipo "escarpin" com salto médio, nas cores preta e bege;
 

- Bolsa clássica média preta e outra marfim (esqueça as do tipo "mochila");
 

- Meia fina cor da pele;
 

- Calça jeans escuras, com comprimento no tornozelo ou longas no caso de boca reta + blusas sociais com elastano e mangas curtas ou ¾, pode se usar também blusas de outros tecidos, mas sempre com modelos sociais (é proibido decotes exuberantes) + acessórios (cintos e faixas).

 
 

 
Não deixe de ler o post do SR.CONSULTOR do dia 14 de Setembro (sexta-feira),

"COMO SE VESTIR EM UMA ENTREVISTA".



 
 
ESCOLHA A MELHOR VESTIMENTA.
Fique de acordo com as Regras da Etiqueta Empresarial!


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